a
menina
que roubava
livros
"O ser humano não tem um coração como o meu. O coração humano é uma linha, ao passo que o meu é um círculo, e tenho a capacidade interminável de estar no lugar certo na hora certa. A conseqüência disso é que estou sempre achando seres humanos no que eles têm de melhor e de pior. Vejo sua feiúra e sua beleza, e me pergunto como uma mesma coisa pode ser as duas. Mas eles tem uma coisa que eu invejo. Que mais não seja, os humanos têm o bom senso de morrer"
''Quando a morte conta uma história, você tem que parar pra ouvi-la.''
""Uma ideia bonita:
Uma, roubava livros.
O outro, roubava o céu"
""E o riso dela? Era algo absolutamente dominador. Ninguém tinha a menor chance"
Algumas pessoas passam por sua vida, outros a acompanham até que não lhes seja mais possível, outro estão mais perto do que parecem.
Enredo e Desfecho do livro
O livro conta a história de Liesel Meminger ( a nossa narradora), entre 1939 e 1943 (segunda guerra mundial ), sua mae entrega ela aos cuidados do casal Hans e RosaHubermann. Durante a Segunda Guerra, a Alemanha dava um auxílio às famílias que “adotassem” crianças alemãs pobres. A menina conseguiu driblar a morte 3 vezes a primeira quando ela viu seu irmãozinho morrer nos braços da mãe durante a viagem, e roubou seu primeiro livro ( “O Manual do Coveiro” ) esquecido na neve por um dos rapazes que enterraram seu irmão. Ela teve o apoio para a leitura de seu pai adotivo (Max) ja sua mae adotiva era um pouco que digamos , rabugenta e de um humor muito pouco agradavel , mas nao tinha má índole. Liesel arumou um amigo inseparável (Rudy Steiner) com quem jogava futebol,ia a escola e sofria junto com as tragedias da guerra, ele tambem ajudava a menina a roubar livros da biblioteca da mulher do prefeito, de quem se tornou amiga mais tarde e passou ater acesso a sua grande variedade de livros . Outra pessoa importante na vida de Liesel foi Max Vanderburg, um judeu que a família Hubermann acolheu e escondeu durante alguns meses no porão da casa, e por quem Liesel criou um grande carinho. Esse livro e incrivel pois a menina relata cada detalhe de sua infancia , as vezes as quais teve que se esconder dentro do porao de outras casas para nao ser bombardeada pelas bombas , ate que chega um dia em que a Guerra leva tudo oque ela tinha , uma bomba pega todos de surpresa e mata todos exeto seu amigo judeu que teve que fugir antes e acaba sendo capturado .No final, a Morte só vai encontrar Liesel já em idade avançada, apos ter se recuperado de todo o sofrimento.



![]() Rudy Steiner & Liesel Meminger ♥ | ![]() Liesel Meminger ♥ |
---|---|
![]() Max & Liesel Meminger ♥ | ![]() Liesel Meminger, Hans & Rosa Huberma |
![]() Ilsa Hermann |